top of page
logo horizontal.png

A dificuldade do diagnóstico de autismo no Brasil

  • Foto do escritor: Aluizio Junior
    Aluizio Junior
  • 15 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

Um dos fatores que mais dificulta o tratamento do autismo é a demora na identificação do transtorno.

O autismo é um transtorno que se instala no decorrer dos 3 primeiros anos de vida da criança, no momento em que os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos interpessoais acabam deixando de formar as conexões necessárias para um desenvolvimento típico.

Ainda que o transtorno não tenha cura, a demora no diagnóstico acarreta em uma dificuldade no tratamento. Pois, perde-se um tempo em que esses neurônios poderiam estar sendo estimulados no momento correto, para que a criança possa ter um melhor desenvolvimento.

Enquanto em países como os EUA, os diagnósticos do transtorno costumam ocorrer antes dos 3 anos de idade, no Brasil, ele costuma ser identificado geralmente entre os 5 e 7 anos da criança.

Esse atraso acaba agravando as deficiências no causadas pelo autismo e prejudica o desenvolvimento da criança. Consequentemente, aumenta o sofrimento das famílias.

Neste artigo você conheceu alguns dos sinais do autismo, em quadros leves e severos, para auxiliar na identificação do quadro, levando a um diagnóstico precoce que possibilite um tratamento adequado o mais rápido possível.



ree

Fonte: IEAC

 
 
 

Comentários


NOSSA MISSÃO

Proporcionar o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA,  trabalhando para sua inclusão na sociedade e  desenvolvendo suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, superando obstáculos em busca de uma melhor qualidade de vida.

ENDEREÇO
Horários

Rua Felinto de Farias Castro, 158

Cruzeiro - Gravatá-PE

Seg-Sex: 8:00 - 17:00

​​Sábado: 8:00 - 12:00

(81) 3533.2182 / 9 9783.5267

conectartea@gmail.com

Orgulhosamente criado com  Wix.com

bottom of page