A dificuldade do diagnóstico de autismo no Brasil
- Aluizio Junior
- 15 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Um dos fatores que mais dificulta o tratamento do autismo é a demora na identificação do transtorno.
O autismo é um transtorno que se instala no decorrer dos 3 primeiros anos de vida da criança, no momento em que os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos interpessoais acabam deixando de formar as conexões necessárias para um desenvolvimento típico.
Ainda que o transtorno não tenha cura, a demora no diagnóstico acarreta em uma dificuldade no tratamento. Pois, perde-se um tempo em que esses neurônios poderiam estar sendo estimulados no momento correto, para que a criança possa ter um melhor desenvolvimento.
Enquanto em países como os EUA, os diagnósticos do transtorno costumam ocorrer antes dos 3 anos de idade, no Brasil, ele costuma ser identificado geralmente entre os 5 e 7 anos da criança.
Esse atraso acaba agravando as deficiências no causadas pelo autismo e prejudica o desenvolvimento da criança. Consequentemente, aumenta o sofrimento das famílias.
Neste artigo você conheceu alguns dos sinais do autismo, em quadros leves e severos, para auxiliar na identificação do quadro, levando a um diagnóstico precoce que possibilite um tratamento adequado o mais rápido possível.

Fonte: IEAC





Comentários